INFORMAÇÕES SOBRE O
Câncer de RIM
O câncer de rim é um tipo comum de câncer urológico que se origina nos rins e pode se disseminar para outros órgãos.
O subtipo mais frequente é o adenocarcinoma de células renais, encontrado em cerca de 9 em cada 10 pacientes com câncer renal.

FATORES DE RISCO
Fatores de risco incluem tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, histórico familiar e sexo masculino (duas vezes mais comum). Síndromes genéticas como Von Hippel-Lindau, Birt-Hogg-Dubé, Câncer de Rim Familiar, Esclerose Tuberosa e Síndrome de Cowden também aumentam a predisposição.
sintomas e formas de prevenção
Os sintomas do câncer renal podem incluir hematúria (sangue na urina), dor nas costas, anemia, fadiga e febre de origem desconhecida. Para prevenir o câncer de rim, é recomendado parar de fumar, manter um peso saudável e praticar atividade física regularmente. Além disso, evitar fatores de risco como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e ter um histórico familiar conhecido da doença também são medidas importantes na prevenção.
diagnóstico e opções de tratamento
O diagnóstico inicial é realizado com ultrassom e tomografia, geralmente solicitados por outros motivos.
O tratamento baseia-se na cirurgia, sendo a nefrectomia (remoção de parte ou de todo o rim afetado) a principal opção curativa. A nefrectomia pode ser radical (remoção total) ou parcial (remoção apenas da lesão), realizada por diferentes abordagens: aberta, laparoscópica ou robótica.
Avanços recentes na cirurgia laparoscópica e robótica têm melhorado o tratamento do câncer de rim.
Após o tratamento inicial, é crucial o acompanhamento médico por mais de 10 anos para detecção precoce de recidivas.
