INFORMAÇÕES SOBRE O
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga, ou neoplasia de bexiga, é uma doença grave que afeta homens e mulheres, geralmente a partir dos 50 anos de idade. É caracterizado pela formação de células malignas na parede da bexiga.

Fatores de Risco
O tabagismo é o fator de risco primordial para o câncer de bexiga, embora outros elementos como exposição a tintas, solventes, entre outros, também possam influenciar no desenvolvimento da doença.
sintomas e formas de prevenção
Os sintomas mais comuns incluem hematúria (sangue na urina), sendo este o principal sinal da doença. A prevenção envolve evitar o tabagismo, reduzir a exposição a produtos químicos como tintas e solventes, manter uma hidratação adequada e seguir uma dieta saudável rica em frutas e vegetais. Realizar exames médicos regulares e buscar tratamento imediato ao detectar sintomas são essenciais para um diagnóstico precoce e melhores resultados no tratamento.
diagnóstico e opções de tratamento
O diagnóstico é realizado através de cistoscopia, um exame que permite visualizar diretamente a bexiga com uma pequena câmera. Pode ser complementado por ultrassom, tomografia ou ressonância magnética abdominal.
O tratamento varia conforme o estágio do tumor: tumores superficiais podem ser tratados com ressecção endoscópica, preservando a bexiga. Já tumores infiltrantes muitas vezes requerem a remoção completa da bexiga (cistectomia radical) e reconstrução do trato urinário com partes do intestino. Além da cirurgia, o tratamento pode incluir quimioterapia e/ou imunoterapia. Devido à alta taxa de recidiva, é fundamental um acompanhamento médico regular para monitorar a progressão da doença após o tratamento inicial.
